sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Carris testará Híbrido e Biarticulado

Matéria: Julian Lühring


Através de uma matéria divulgada hoje em seu site, a Companhia Carris Porto-Alegrense, mais conhecida como Carris (@Carris_POA no Twitter), anunciou uma parceria com a Volvo onde irá testar dois modelos de veículos inéditos no sistema de transporte coletivo de Porto Alegre. O primeiro modelo será um Volvo Hibribus 7700, que atuará a partir do próximo dia 15/09/2011 nas linhas T5 - Aeroporto / Praia de Belas e T9 - PUC pelos próximos 15 dias. O segundo modelo, ainda de carroceria desconhecida, será um biarticulado, assim como o veículo híbrido, modelo inédito em Porto Alegre. Como não se fala em veículo com piso baixo na matéria, descarta-se uma possível vinda do B9SALF, ficando mais provável a vinda do B340M (antigo B12M) biarticulado. O veículo biarticulado será testado na linha T11 - 3ª Perimetral, porém ainda não há uma data para a chegada deste à capital gaúcha e início de operação para testes, que também será de 15 dias.

Volvo Híbribus que foi testado em São Paulo.

Como funciona o ônibus híbrido:

O ônibus híbrido da Volvo funciona com dois motores, um a diesel e o outro elétrico, podendo os dois motores atuarem ao mesmo tempo, ou apenas um por vez. O motor elétrico é utilizado em arrancadas, freadas e em velocidades de até 20 km/h. Já o motor a diesel, além de alimentar o motor elétrico, é utilizado para velocidades altas.

Este veículo já foi testado em capitais como Curitiba e São Paulo, onde foi aprovado pela maioria dos usuários. Apesar de ser um veículo mais caro do que os outros, o funcionamento dos dois motores reduz em até 90% a emissão de gases poluentes, como o gás carbônico (CO2), além de consumir até 35% menos combustível.


Já o veículo biarticulado é maior do que um articulado normal, possuindo duas sanfonas e tamanho médio de três ônibus convencionais (não articulados), podendo carregar até 280 passageiros em cada viagem. A ideia de testar este veículo também surgiu com o teste em outras capitais, visando à Copa do Mundo de 2014.

Se a ideia do biarticulado for bem aceita, os usuários da linha T11 poderão contar com um conforto maior em suas viagens, não precisando mais viajar espremidos, como acontece em muitos horários mesmo fora do horário de pico.

Ainda segundo o site da Carris, esta é uma política de melhoria nos serviços da empresa, que pretende atingir um alto padrão de qualidade ao desenvolver estratégias que vão ao encontro das novas necessidades dos usuários que são agilidade, comodidade, segurança, economia e transporte sustentável para a cidade.


Assim que possível, a equipe do Expresso Sul estará em busca destes dois veículos para fotografá-los e divulgá-los nos sites.

Visitem e sigam:

@julianluhring - Twitter Oficial do Expresso Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário